Ficha técnica
Autora: Suzanne Collins
Quantidade de páginas: 575
Título original: hunger games: the ballad of songbirds and snakes
Ano de lançamento:2020
Editora: Rocco
Sinopse
Ambição o alimentará.
Competição o conduzirá.
Mas o poder tem seu preço.
É a manhã do dia da colheita que iniciará a décima edição dos jogos vorazes. Na capital, o jovem de dezoito anos Coriolanus Snow se prepara para sua oportunidade de glória como um mentor dos jogos. A outrora importante casa Snow passa por tempos difíceis e o destino dela depende da pequena chance de Coriolanus ser capaz de encantar, enganar e manipular seus colegas estudantes para conseguir mentorar o tributo vencedor.
A sorte não está a favor dele. A ele foi dada a tarefa humilhante de mentorar a garota do tributo do distrito 12, o pior dos piores. Os destinos dos dois estão agora interligados — toda escolha que Coriolanus fizer pode significar sucesso ou fracasso, triunfo ou ruína. Na arena, a batalha será mortal. Fora da arena, Coriolanus começa a simpatizar com a já condenada garota tributo... E deverá pesar a necessidade de seguir as regras e o desejo de sobreviver custe o que custar.
Sobre o livro/minha opinião
Eu não esperava mesmo que a Lucy ganharia os jogos vorazes, achei que ela morreria, mas devido às ocorrências de vários tributos morrerem por diversas causas (e ela e Coryo trapacearem) ela conseguiu vencer envenenando, e jogando uma cobra (que não picou ela por causa da trapaça). Mas como a Dra. Gaul descobriu o Snow foi banido pra virar pacificador. Ele estava apaixonado por Lucy, então foi pro distrito 12, e conseguiu achar ela, e ficaram junto durante um tempo, mas deu muita coisa errada, e terminou com os dois querendo que ambos estivessem mortos, bem típico dos livros que eu gosto. Eu não tenho tanto ódio do Snow como a maioria das pessoas que eu vi falando do livro. Acho que as pessoas esperaram demais dele, mesmo sabendo o que ele se tornou no futuro, não dá pra julgar ele querer deixar Lucy pra trás sabendo da chance que tinha de ter um futuro melhor, podendo estudar e tals, se você fugiria com ela, sem saber viver na floresta, e com grande chances de você morrer de fome antes mesmo de chegar lá, vocês são doidos. Jogos vorazes é uma forma sádica e ineficaz de lembrar que eles venceram a guerra e que eles mandam, (ineficaz porque os tributos não tem TV pra ver). A Dra. Gaul é uma pessoa louca? Com certeza, mas se as pessoas de fato não tivessem instinto, nenhuma mataria nenhuma dentro da arena. É questão de sobrevivência.
Snow "melhorou" bastantes coisas dos jogos vorazes, obviamente para beneficio próprio, mas não da pra negar a melhoria, apesar de que a melhoria melhor seria o fim dos jogos, ele esteve dentro da arena (por pouco tempo), e matou um lá dentro pra conseguir sair vivo de lá. além desse, ele matou mais dois, um indiretamente, mas teve certa culpa... Achei chato a morte de Sejanus, ainda mais por ter sido enforcado como traidor, mas era certa a morte dele desde o começo. Gostei bastante do livro, e uma coisa foi certa, "Snow cai como a neve, sempre por cima de tudo". Menti muito pra mim, por causa desse livro dizendo "vou ler só mais um capitulo", mas foi difícil, eu terminava ele já ansiosa por ler o outro...
Com certeza recomendo o livro, ainda mais pra quem já leu a trilogia jogos vorazes. Gosto de saber o passado de alguns personagens. Saber como ele trapaceou, foi a maioria das vezes puramente racional e egoísta, se apaixonou, desistiu da paixão porque preferiu um futuro estável. Eu criei muitas teorias durante o livro, só a ultima que foi um pouco de verdade, e só ela que fazia mais sentido também kkkkk.
Segue no insta: →@nathysfreitas
→@estantedanathy