Ficha Técnica
Autor: Lindsey Fitzharris
Quantidade de paginas: 319
Editora: intrínseca
Tradutora: Vera Ribeiro
Título original: The butchering art
Sinopse
Até meados do século XIX, as cirurgias eram repletas de sangue, dor e podridão. Numa época pré-anestesia, os procedimentos eram realizados em velocidade máxima — os mais célebres cirurgiões época amputavam uma perna em menos de trinta segundos —, de modo a amenizar o sofrimento do paciente. Sem luvas e sem o menor cuidado com a higiene básica, alheios à existência dos microrganismos, eles ainda ficavam perplexos com as infecções pós-operatórias e com as taxas de mortalidade implacavelmente elevadas.
É nesse cenário, em que se considerava mais provável um homem sobreviver à guerra do que ao hospital, que emerge Joseph Lister, um jovem médico que resolveria esse enigma e mudaria o curso da história.
Minha opinião/ Sobre o livro
Nossa, nunca que eu queria viver numa época dessa, as cirurgias eram completamente feitas na força bruta, não tinha o mínimo de higiene e era normal morrer depois de fazer uma cirurgia por causa dos fluidos de outro paciente que tinha operado antes ou porque ocorreu uma infecção.
Por mais que muitas pessoas não acreditassem na época Listar estava mudando o mundo, quando começou a testar o antisséptico nos pacientes e começou a limpar seus instrumentos, com isso salvou a vida de vários pacientes e teve a possibilidade de realizar cirurgias mais complexas.